1. INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA, UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE
Resumo:
É fato que o uso de novas ferramentas e recursos
tecnológicos, notadamente Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDICs ou TICs), ainda restringe-se a uma pequena camada da população
brasileira, o que contribui para a concentração de poder e renda, bem como
conhecimento, em uma camada da sociedade, acentuando as diferenças sociais. É
essencial investir na formação do cidadão, como agente de transformação social,
para melhorar a qualidade de vida das comunidades de baixa renda, e torná-los
cidadãos inseridos na sociedade globalizada. Neste contexto, este projeto tem,
como ponto de partida, a inclusão digital, com vistas a disseminar as novas
tecnologias digitais de comunicação na comunidade do entorno da UFPB – Centro
de Ciências Agrárias (CCA), a utilizar a Informática para resolver problemas
cotidianos, alternativas para produção e trabalho diários e possuir um
diferencial para alcançar o mercado de trabalho. Pretende-se estimular o
exercício da cidadania, a aquisição e produção de conhecimentos, a capacitação
profissional dos cidadãos e a divulgação de oportunidades locais. A
Universidade procura fornecer elementos para o aperfeiçoamento da comunidade
que a cerca. Baseado nisto, propõe-se, neste projeto, através de ações
inter-disciplinares, a inserção social baseada na tecnologia da informação,
além de oferecer oficinas que promovam a sustentabilidade familiar e local,
através de parcerias com outros departamentos do CCA, como o Departamento de
Ciências Biológicas (DCB/CCA), notadamente na área de educação alimentar,
horticultura e Educação Ambiental. Este projeto de extensão, em ação desde 2005
na UFPB, atendendo e capacitando mais de 1500 pessoas das comunidades da
região, consistem na realização de cursos de Informática, oficinas de Horticultura, Educação alimentar e
palestras, promovendo esforços de socialização e buscando ser uma fonte para
domínio de novas tecnologias, com oportunidades de trabalho e de geração de
renda. Sua execução, ao longo dos anos, constitui-se um diferencial, provendo
real impacto social na comunidade alvo, através de meios que possibilitem a
superação dos problemas sociais e sua inclusão social, bem como transferência
de conhecimento, notadamente na área de Informática e Educação Ambiental e
alimentar, facilitando o acesso às ferramentas que possibilitem melhor
qualificação.
Membros da equipe:
1. Profa. Dra. MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA – Coordenadora do
Projeto
2. ANA CAROLINA MARTINS DE SOUSA – Discente bolsista
3. Profa. Dra. NÚBIA PEREIRA DA COSTA LUNA – Docente Colaboradora
4. JANAYNA SANTOS DE OLIVEIRA – discente voluntária
2. DESENVOLVIMENTO
E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA
Resumo:
A utilização de diferentes recursos e alternativas educacionais e lutar para elevar o nível de ensino das escolas brasileiras, em especial das escolas públicas, é lutar pelo desenvolvimento do País, diminuindo a desigualdade social. A diferença educacional aumenta a concentração de renda e de acesso às informações. Não há ascensão social sem educação de qualidade, inexistindo a possibilidade de empregos bem remunerados e desenvolvimento social. Nesse contexto, e também como forma alternativa e colaborativa para melhorar o desempenho escolar, foram implementadas as Olimpíadas Científicas nas escolas públicas e privadas de Areia. As Olimpíadas Científicas abordam um vasto gênero de modalidades, tais como Matemática, Informática, Física, etc, e são usadas, acima de tudo, para aumentar o conhecimento didático dos alunos, bem como para a sua inclusão social, ajudando-o, assim, a trilhar um rumo em uma área de conhecimento científico. Em 2013, foi implementada, na cidade de Areia, a Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), cujos objetivos são despertar nos alunos o interesse em raciocínio lógico, matemático e computação, imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de atividades que envolvem desafios motivadores e competição saudável. Esta competição também permite que os alunos possam desenvolver seus potenciais nas áreas de Ciência, Matemática e Tecnologia, melhorar na interpretação de textos e conhecer, de forma mais abrangente, a carreira na área. Além disso, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais que demandam este tipo de conhecimento. O conhecimento adquirido na preparação será muito valioso para a sua formação, e, posteriormente, para o ingresso no mercado de trabalho. O objetivo do projeto consiste em prover formas de melhorar o desempenho escolar dos alunos, despertar o raciocínio lógico de crianças do Ensino Fundamental da cidade de Areia e cercanias, diminuir a taxa de evasão escolar e fazê-las estudar de forma motivada, através da execução de atividades de jogos de lógica. É com este saber brincando que crianças e jovens poderão melhorar seus desempenhos escolares, diminuir o índice de evasão e, futuramente, irão se interessar e escolher seus cursos superiores.
Membros da equipe:
1. MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA – Coordenadora do Projeto
2.
JANAYNA
SANTOS DE OLIVEIRA - Discente bolsista
3.
ANA
CAROLINA MARTINS DE SOUSA – Discente voluntária
4.
SOPHIA SOARES
LEMOS – Discente voluntária
5.
WILLIAMS
ALVES XAVIER - Discente voluntário
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