quinta-feira, 28 de maio de 2020

APRESENTAÇÃO PROJETO CULTIVANDO SAÚDE NA ESCOLA




1.   1.    CULTIVANDO SAÚDE NA ESCOLA

Resumo:
    A escola é o melhor caminho para se promover a saúde e o bem estar em crianças, já que é lá onde as crianças passam a maior parte do tempo, por esse motivo, projeto de hortas em escolas, tem se revelado de grande importância por desenvolver práticas de cultivo de hortaliças, com atividades que ajudam crianças a entender a importância de se consumir hortaliças. O projeto tem por objetivo implantar hortas em duas escolas da cidade de Areia/PB, uma municipal, Escola Municipal José Rodrigues e outra, da rede particular, Colégio Santa Rita. As ações do projeto têm por finalidade incentivar e aumentar o consumo de hortaliças pelas crianças/alunos das escolas. A implantação da horta tem a finalidade de criar um ambiente prático pedagógico, onde os alunos possam desenvolver atividades ligadas ao cultivo das hortaliças, nutrição, educação alimentar e em conjunto, desenvolver também, atividades ligadas a preservação do meio ambiente. A ação será direcionada à alunos do ensino fundamental do 3° e 4° anos, bem como, professores e funcionários das escolas. Inicialmente serão realizadas palestras sobre educação alimentar, reconhecimento das hortaliças, importância nutricional das hortaliças e noções de informática e de preservação do meio ambiente. Para a implantação das hortas nas escolas serão utilizados materiais de jardinagem e técnicas de horticultura transmitidas aos alunos, professores e funcionários. Os alunos de cada turma dividirão as tarefas para a implantação e condução da horta, que deverá obedecer às exigências técnicas. Essas atividades serão orientadas pelo coordenador e colaboradores e realizadas pelos alunos de graduação extensionista do CCA-UFPB, selecionados para atuarem no projeto. No projeto serão desenvolvidas atividades relacionadas à reciclagem tais como: incentivo para coleta de garrafas PETS para formar as bordaduras dos canteiros do solo e os canteiros verticais, com as garrafas recolhidas pelos alunos. Coleta do lixo orgânico da cozinha para uso no preparo da compostagem para obtenção de adubação para as horta; também em paralelo, atividades de informática com alimentação de um Blog para divulgação das ações e onde os alunos acompanharão e terão oportunidade de interagir com as atividades desenvolvidas no projeto. Na colheita, ocorrerá à demonstração dos métodos corretos de higienização e consumo das hortaliças na merenda escolar. Haverá também a confecção de mini hortas para que ao final do projeto, os alunos possam levar para casa e dá início a sua horta, objetivando assim, incentivar suas famílias. No início e ao final do projeto, será realizada uma avaliação através de aplicação de um questionário semiestruturado direcionado aos alunos, professores e servidores das escolas, para verificar aprendizagem e a incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis; avaliação por parte dos alunos, professores e funcionários para verificar o desempenho da equipe executora do projeto.

Membros da equipe:

1.    Profa. Dra. NÚBIA PEREIRA DA COSTA LUNA – Coordenadora do Projeto

2.    Profa. Dra. MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA - Docente Colaborador(a)

3.    Prof. Dr. JACINTO DE LUNA BATISTA – Docente Colaborador(a)



APRESENTAÇÃO PROJETOS INFORMÁTICA CCA



1.    INSERÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DA INFORMÁTICA, UMA ABORDAGEM ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE

Resumo:

É fato que o uso de novas ferramentas e recursos tecnológicos, notadamente Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs ou TICs), ainda restringe-se a uma pequena camada da população brasileira, o que contribui para a concentração de poder e renda, bem como conhecimento, em uma camada da sociedade, acentuando as diferenças sociais. É essencial investir na formação do cidadão, como agente de transformação social, para melhorar a qualidade de vida das comunidades de baixa renda, e torná-los cidadãos inseridos na sociedade globalizada. Neste contexto, este projeto tem, como ponto de partida, a inclusão digital, com vistas a disseminar as novas tecnologias digitais de comunicação na comunidade do entorno da UFPB – Centro de Ciências Agrárias (CCA), a utilizar a Informática para resolver problemas cotidianos, alternativas para produção e trabalho diários e possuir um diferencial para alcançar o mercado de trabalho. Pretende-se estimular o exercício da cidadania, a aquisição e produção de conhecimentos, a capacitação profissional dos cidadãos e a divulgação de oportunidades locais. A Universidade procura fornecer elementos para o aperfeiçoamento da comunidade que a cerca. Baseado nisto, propõe-se, neste projeto, através de ações inter-disciplinares, a inserção social baseada na tecnologia da informação, além de oferecer oficinas que promovam a sustentabilidade familiar e local, através de parcerias com outros departamentos do CCA, como o Departamento de Ciências Biológicas (DCB/CCA), notadamente na área de educação alimentar, horticultura e Educação Ambiental. Este projeto de extensão, em ação desde 2005 na UFPB, atendendo e capacitando mais de 1500 pessoas das comunidades da região, consistem na realização de cursos de Informática, oficinas de Horticultura, Educação alimentar e palestras, promovendo esforços de socialização e buscando ser uma fonte para domínio de novas tecnologias, com oportunidades de trabalho e de geração de renda. Sua execução, ao longo dos anos, constitui-se um diferencial, provendo real impacto social na comunidade alvo, através de meios que possibilitem a superação dos problemas sociais e sua inclusão social, bem como transferência de conhecimento, notadamente na área de Informática e Educação Ambiental e alimentar, facilitando o acesso às ferramentas que possibilitem melhor qualificação.

Membros da equipe:

1.    Profa. Dra. MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA – Coordenadora do Projeto

2.    ANA CAROLINA MARTINS DE SOUSA – Discente bolsista

3.    Profa. Dra. NÚBIA PEREIRA DA COSTA LUNA – Docente Colaboradora

4.    JANAYNA SANTOS DE OLIVEIRA – discente voluntária


2.    DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS – OPI AREIA

Resumo:

    A utilização de diferentes recursos e alternativas educacionais e lutar para elevar o nível de ensino das escolas brasileiras, em especial das escolas públicas, é lutar pelo desenvolvimento do País, diminuindo a desigualdade social. A diferença educacional aumenta a concentração de renda e de acesso às informações. Não há ascensão social sem educação de qualidade, inexistindo a possibilidade de empregos bem remunerados e desenvolvimento social. Nesse contexto, e também como forma alternativa e colaborativa para melhorar o desempenho escolar, foram implementadas as Olimpíadas Científicas nas escolas públicas e privadas de Areia. As Olimpíadas Científicas abordam um vasto gênero de modalidades, tais como Matemática, Informática, Física, etc, e são usadas, acima de tudo, para aumentar o conhecimento didático dos alunos, bem como para a sua inclusão social, ajudando-o, assim, a trilhar um rumo em uma área de conhecimento científico. Em 2013, foi implementada, na cidade de Areia, a Olimpíada Paraibana de Informática (OPI) e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), cujos objetivos são despertar nos alunos o interesse em raciocínio lógico, matemático e computação, imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de atividades que envolvem desafios motivadores e competição saudável. Esta competição também permite que os alunos possam desenvolver seus potenciais nas áreas de Ciência, Matemática e Tecnologia, melhorar na interpretação de textos e conhecer, de forma mais abrangente, a carreira na área. Além disso, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais que demandam este tipo de conhecimento. O conhecimento adquirido na preparação será muito valioso para a sua formação, e, posteriormente, para o ingresso no mercado de trabalho. O objetivo do projeto consiste em prover formas de melhorar o desempenho escolar dos alunos, despertar o raciocínio lógico de crianças do Ensino Fundamental da cidade de Areia e cercanias, diminuir a taxa de evasão escolar e fazê-las estudar de forma motivada, através da execução de atividades de jogos de lógica. É com este saber brincando que crianças e jovens poderão melhorar seus desempenhos escolares, diminuir o índice de evasão e, futuramente, irão se interessar e escolher seus cursos superiores.

Membros da equipe:

1.   MÁRCIA VERÔNICA COSTA MIRANDA – Coordenadora do Projeto

2.    JANAYNA SANTOS DE OLIVEIRA - Discente bolsista

3.    ANA CAROLINA MARTINS DE SOUSA – Discente voluntária

4.    SOPHIA SOARES LEMOS – Discente voluntária

5.    WILLIAMS ALVES XAVIER - Discente voluntário